quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O buraco é mais embaixo!

É muito comum nós ouvirmos falar, ou até mesmo dizer, que em épocas eleitorais os candidatos irão sujar as ruas com seus santinhos, panfletos, jornaizinhos ou coisas do tipo. Porém andei pensando e percebi certas coisas e vi que não é bem assim, vou dar um exemplo. Nas ruas de nossa linda cidade, Amparo, ao sair de casa e andarmos em algumas das principais ruas poderemos ver pessoas distribuindo santinhos de candidatos ou panfletos. Alguns cidadãos pegam tais propagandas , por terem vergonha de se recusar a não pegar, por querem conhecer o candidato ou porque nem perceberam o que acabaram de fazer, e logo após uns pequenos passos jogam na rua. É de costume que l
ogo após esses passos haver um lixo já preparado para jogar o papel, e diga-se de passagem, alguns chegam a transbordar e acabam não surtindo muito efeito.
Quando as propagandas são entregues nos carros então nem se fale, é o carro começar a andar e depois lá está o pobre folheto ao chão, pronto para ir direto ao lixo, sem direito a reciclagem ,muitas vezes.
São essas pessoas que adoram falar mal de qualquer politico sem ao menos conhece-lo, pois falar que todo politico é sem vergonha é mais fácil. São essas mesmas pessoas que falam que votam no tiririca para fazer protesto pois ele é sincero, mas não procuram conhecer bons candidatos. São essas mesmas pessoas que jogam culpa em políticos por tudo , mas repetem tudo no carnaval, jogando garrafas, latas, isopor e o que puder na rua. São essas pessoas que depois fazem protesto no facebook cobrando algo do governo pelo meio ambiente , mas não sabem que aquele insignificante papel de bala que foi jogado na rua outro dia é uma das principais causas de entupimento de bueiros.
Muita gente pode contra argumentar e dizer nas ruas não se tem lixos pertos para se jogar tais coisas. Acredito que deveria haver mais lixos na cidade, porém é difícil consertar todo mês quando se tem vândalos quebrando e espalhando o lixo, também acredito que não seja só um problema de Amparo. Mas isso não é desculpa para sua falta de educação de jogar o panfleto ao vento e ainda por cima dizer “ é bom, dou trabalho para os garis”.
Acredito e tenho esperança que muitas coisas a respeito do meio ambiente serão melhoradas, mas não podemos cobrar das autoridades se nós mesmo estamos prejudicando o trabalho. Será eles os principais culpados mesmo ? lembre-se , educação começa em casa.

Um comentário:

  1. Tobias, vou ter que discorrer sobre alguns aspectos tanto comportamentais quanto econômicos.
    Primeiro, é claro que a população, com seus hábitos, tem grande responsabilidade sobre a sujeira de panfletagem. Mas não nos esqueçamos que alguns políticos (sem generalizar, haja vista), às vésperas das eleições acabam por jogar propaganda nas ruas, eliminando o excedente. Isso me parece comum, me lembro de diversas vezes passar à entrada da escola Dr. Coriolano Burgos e me deparar com isso.
    É claro que esse tipo de propaganda é benéfica para o político, acaba por disseminar a imagem do candidato sem a oratória, por exemplo.
    Outro aspecto é a reciclagem. Mesmo que a coleta de panfletos, santinhos, etc, fossem feitas de forma adequada, o retorno às cooperativas de reciclagem é irrisório. Pela má qualidade dos materiais, os catadores acabam até por rejeitá-los.

    De qualquer forma, o ideal seria um manejo mais consciente por parte dos candidatos. Hoje em dia há uma série de outros meios que podem ser substitutivos às propagandas "de sujeira", mantendo-a unicamente a setores menos abastados.

    ResponderExcluir